Curta nossa página no facebook

"Um dia o medo bateu à porta. A fé foi abrir: não tinha ninguém"

O que é refluxo e como aliviar os sintomas da azia, queimação, tosse e mau hálito

Como tratar refluxo e aliviar azia, queimação e mau hálito


O refluxo gastroesofágico é um problema de estômago cujos sintomas você já deve ter sentido alguma vez na vida: azia, queimação, gosto amargo na boca, tosse, ânsia de vômito e dor ao engolir. Isto mostra que há algo de errado com seu esôfago, tubo que leva os alimentos da boca até o estômago e todo este desconforto pode ainda vir acompanhado de dor no peito.

Apesar de ser muito mais comum em bebês, esta doença está se tornando cada vez mais frequente em adultos, associada a três maus hábitos da vida moderna: dieta gordurosa, falta de atividades físicas e obesidade. Veja abaixo como identificar o refluxo em crianças e adultos e como aliviar os sintomas.

Refluxo em crianças

Você pode identificar os sintomas quando, além dos vômitos, os bebês rejeitam a comida e ficam chorosos. Na hora de dormir, há paradas respiratórias e chiado. Os maiores têm queimação no peito, gosto amargo na boca, tosse, ânsia de vômito e dor ao engolir. 


Frequência: Às vezes, depois de mamar, é normal haver refluxo. Na maioria dos casos, o problema tende a desaparecer a partir dos 6 meses de idade. Desconfie se houver refluxo em todas as mamadas e se a criança não ganhar peso. 



Diagnóstico: Por meio de um exame de raio X ou endoscopia. Há também um exame chamado pH-metria de 24 horas: nesse procedimento, uma sonda é introduzida no esôfago e, durante 24 horas, irá medir a quantidade de ácido que sobe do estômago. 



Tratamento: A melhor opção em crianças é o uso de medicamentos que neutralizam a acidez do estômago. Dependendo da gravidade, o médico pode pedir uma cirurgia para corrigir a pressão do esfíncter.



Aliviar sintomas: Deixe o bebê em pé durante a amamentação, permanecendo nessa posição por meia hora após o término, para ele arrotar. Ao colocá-lo para dormir, eleve um pouco a cabeceira do berço. Sem tratamento, ocorre o estreitamento do esôfago. No futuro, isso pode levar ao desenvolvimento de um câncer.

Refluxo em adultos

O sintoma mais comum é uma tosse insistente, associada a um azedume e um ardor na garganta, além de salivação acompanhada de enjoo e vômito. 


Frequência: É comum ter a sensação de azia e queimação no estômago após a ingestão de bebidas alcoólicas ou de alimentos pesados e gordurosos. Se esses sintomas permanecerem por mais de uma semana, é hora de buscar ajuda de um médico gastroenterologista. 



Diagnóstico: Com exame de endoscopia, radiografia ou pH-metria. 



Tratamento: Mudança de hábitos alimentares, medicamentos contra acidez e cirurgia.

Dicas para eliminar os sintomas do refluxo e ter mais saúde

- Não beba mais de um copo de líquido durante as refeições. 

- Evite as bebidas gasosas, como cerveja ou refrigerante. 
- Mastigue bem os alimentos e não coma demais, especialmente no jantar. 
- Aguarde pelo menos duas horas para se deitar após comer. 
- Pegue leve em vinhos, frutas cítricas e molhos de tomate industrializados. 
- Na hora de dormir, use dois travesseiros. 
- Reduza o consumo de gordura nas refeições. Além de engordar, ela torna a digestão mais lenta, favorecendo o refluxo. 
- Tome cuidado com o álcool. Além de relaxar o esfíncter, ele aumenta a acidez no estômago.



via MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário